NOTÍCIAS RECENTES


Projeto leva música clássica de graça para cidades do interior



O projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal Ensemble” que depois de cinco anos de existência, tocando apenas em Três Lagoas e entorno, agora, consegue dar um passo maior, levando cultura para outras cidade.

A turnê da camerata inicia em Três Lagoas na próxima sexta-feira (21 de abril). No dia seguinte, sábado (22) os artistas seguem para Água Clara e no domingo (23) chegam em Ribas do Rio Pardo para o terceiro concerto. No começo do próximo mês, será um trabalho intenso, com muitos quilômetros rodados, para apresentações em Miranda, Paranaíba e Aparecida do Taboado, nos dias 5,  7 e 13 de maio, respectivamente.

Formado por 13 artistas e toda uma equipe técnica nos bastidores, o projeto leva música para lugares nada convencionais, para que pessoas que nunca pisaram em uma sala de concerto possa sentir o prazer de ouvir sons eruditos, como explica o maestro e proponente do projeto, Francis Vidal.





“Spalla”

O primeiro violinista de uma orquestra é chamado de “Spalla”. Depois do maestro, o spalla é a figura mais importante, orientando o grupo sobre a afinação e as indicações do maestro.





Um padrão?

De acordo com estudiosos, uma das principais características da forma clássica é que ela se desenvolve procurando manter um certo padrão do começo ao final. A música popular, em contrapartida, possui o formato mais livre.





OUTRAS MATÉRIAS






Conheça a intríseca e sutil relação da cultura Erudita com a Popular
A música clássica é uma forma de arte atemporal que continua a influenciar e inspirar compositores e artistas contemporâneos. Embora muitas das obras-primas da música clássica tenham sido compostas há centenas de anos, a música clássica ainda é uma forma de arte vibrante e em evolução que continua a ser apreciada por pessoas de todas as idades e origens culturais. É verdade que a música clássica é frequentemente apresentada em filmes, séries e outros meios de comunicação popular, mas também é uma forma de arte viva e presente em salas de concertos em todo o mundo, interpretada por músicos talentosos que mantêm essa tradição musical viva e relevante.
Existem muitos compositores contemporâneos de música clássica que continuam a criar obras originais e inovadoras. Alguns exemplos incluem:

John Williams - um dos compositores mais famosos da música de cinema, conhecido por suas trilhas sonoras para Star Wars, Indiana Jones e muitos outros filmes.

Philip Glass - um compositor americano conhecido por seu minimalismo e repetição de padrões musicais, com obras como "Einstein on the Beach" e "Koyaanisqatsi".

Arvo Pärt - um compositor estoniano conhecido por sua música sacra minimalista, incluindo sua obra "Spiegel im Spiegel".

Steve Reich - um compositor americano associado ao minimalismo, com obras como "Music for 18 Musicians" e "Drumming".
Prazo curto?


Rossini compôs a maior parte de sua obra embriagado. A ópera “O barbeiro de Sevilha” teria sido escrita às pressas, em 13 dias, para o pagamento de uma dívida. Ela foi vaiada na estreia, no Teatro Argentina, em Roma, no ano de 1817.



1,43 milhões


O recorde nacional de vendas de álbuns de música clássica no Brasil aconteceu no ano de 1997, ano em que a música erudita explodiu no país. Foram comercializados apenas neste ano mais de 1,43 milhões de álbuns, todos de cantores e compositores diversos. O interessante é que as pessoas que compravam, quase sempre buscavam pelas composições originais e não versões tocadas em homenagens.






Musicista Emil Reinert atinge 1,5 milhões de curtidas no Instragran ao tocar a obrs As Quatro Estações de Vivladi





Honestidade, paixão, delicadeza. Estes são os ingredientes musicais do pianista franco-alemão Emil Reinert. Seu fascínio pelo piano foi despertado durante seus anos de escola em sua cidade natal, Paris. Aos 10 anos, ele tomou a decisão de iniciar sua carreira profissional de piano.


As Quatro Estações foram publicadas em 1725, como parte do Opus 8, que reunia doze concertos. Diferentemente dos demais, As Quatro Estações são ousadas, experimentais. Descrevem cenas da natureza, com resultados surpreendentes. Sua inspiração vem de quatro sonetos, alguns dizem, do próprio Vivaldi. A partitura original tem os versos correspondentes a cada cena, impressos à margem. Este é um dos primeiros exemplos de música de programa, abundantes mais tarde no Romantismo, com a denominação de poemas sinfônicos.