Para entender o contexto em que o trap surgiu e as influências que ele carrega, é preciso compreender a suas origens. Na tradução literal, a palavra trap significa "armadilha" e também pode ser utilizada como uma gíria para indicar lugares perigosos dominados por traficantes, em Atlanta na década de 90.
Essa expressão é bastante utilizada no sul dos Estados Unidos, região que é considerada o berço do trap e sofre com os altos índices de desigualdade social.
Chopped and screwed (também chamado de screwed e chopped ou slowed and throwed) é um gênero musical e técnica de remixagem de música que envolve desacelerar o ritmo e deejaying. Foi desenvolvido na cena hip hop de Houston no início dos anos 1990 pelo DJ Screw. A técnica ferrada envolve diminuir o ritmo de uma música para 60 e 70 batidas de quarto de nota por minuto e aplicar técnicas como pular batidas, gravar arranhões, tempo de parada e afetar partes da composição original para criar uma versão "cortada" da música.
Bounce é um gênero musical único e original que deriva da cena de clubes de Nova Orleans. Normalmente preenchido com batidas de ritmo rápido, palavreado de chamada e resposta e adlibs de subtom, o salto destina-se a fazer você dançar e se expressar através do movimento de corpo inteiro. Desde o final da década de 1980, a música de salto tem sido um som doméstico em Nova Orleans. Um dos mais conhecidos artistas de salto de Nova Orleans é o Big Freedia, reconhecida como a Rainha do Bounce.
Miami Bass (também conhecido como Bass Music ou Miami Sound) é um subgênero do Hip Hop que tornou-se popular nos EUA e países da América Latina nos anos 80 e 90. Ele é conhecido por usar a batida continuada da caixa de ritmos Roland TR-808 e dança sincopada. O foco do Miami Bass era mais na proficiência dos DJ's em manipular instrumentais do que no conteúdo lírico em si, que era focado em temas sexuais e de festa.
Crunk é um subgênero da música hip hop que surgiu no início da década de 1990 e ganhou sucesso mainstream durante meados dos anos 2000. Crunk é muitas vezes up-tempo e um dos subgêneros mais orientados para a dança e o clube do hip hop do sul. Uma faixa de crunk arquetípica frequentemente usa um groove principal que consiste em sintetizadores de teclado em camadas, um ritmo de batida de bateria eletrônica, linhas de baixo pesadas e vocais gritando, muitas vezes de uma maneira de chamada e resposta.