HISTÓRIA


Como surgiu?

Como toda criação artística fica difícil apontar apenas um único inventor para o funk. No entanto, James Brown é um dos nomes mais importantes para o surgimento do funk.
Este gênero musical surgiu da combinação de vários ritmos negros populares como o blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos.

teste
O funk surge no sul dos Estados Unidos, nos anos 60, criado por músicos negros como Horace Silver, James Brown, George Clinton, entre outros.

Escrito em compasso quaternário, a característica marcante do funk é o primeiro tempo acentuado, em relação aos outros três tempos.

História do Funk

O funk surgiu no Brasil na década de 1970, na cidade do Rio de Janeiro. Ou melhor, esse estilo musical chegou no país nesse período, uma vez que já era muito popular nos Estados Unidos. Lá, ele surgiu no final da década de 50 e início da década de 60, sendo a união de diversos estilos – todos conhecidos e muito populares entre a população negra – como a black music, soul, jazz e o rhythm and blues (R&B). Os principais nomes do funk norte-americano eram James Brown e Miles Davis.

James Brown
James BrownAqui, entretanto, o funk chegou quase duas décadas após sua criação nos Estados Unidos, tocando no Rio de Janeiro. Na época, esse estilo musical conquistou a Zona Sul do Rio, parte nobre da cidade, ganhando todos os bailes. Com um ritmo agitado e contagiante, todos se entregavam aos passos sincronizados daquele estilo. É preciso frisar que quando chegou no Brasil, o funk nada mais era do que a reprodução do que se ouvia nos Estados Unidos. Sendo assim, ainda não tínhamos nossos próprios cantores e compositores do gênero. Com o decorrer dos anos, o funk brasileira foi ganhando alguns acordes, mas pouco se distanciava de sua origem. Além disso, com a repercussão da MPB em todo o país, o funk foi sendo substituído nas zonas nobres do Rio de Janeiro, e adentrando nos bailes de periferia, conhecidos como os Bailes da Pesada. No final da década de 70, o funk ganha a imprensa e passa a repercutir em todo o Brasil.

Funk no Brasil

O funk chega ao Brasil nos anos 70 e conquista músicos como Tim Maia (1943 -1998) e Tony Tornado (1970). Estes serão os responsáveis por misturar o ritmo funk americano à batida da música brasileira.

Igualmente, o radialista Big Boy (1943-1977) começou a promover os "Bailes da Pesada" no Canecão, no Rio de Janeiro, que neste momento funcionava como churrascaria. Ali tocava-se rock, soul, groove, funk, reunindo a juventude carioca.

Quando os bailes no Canecão chegaram ao fim, Big Boy decidiu torná-los itinerantes e passou a tocar tanto na Zona Sul como na Zona Norte da cidade.

Segundo o DJ Marlboro (1963), a partir daí, aparecem dois tipos de bailes: os de rock e os de música eletrônica, mais ligados ao som "Miami bass", que eram conhecidos também como "baile funk". O nome ficou, embora já não tivesse muita relação com o som original.

teste