Curiosidades

2004 A marca causou muita polêmica ao lançar o superesportivo Carrera GT, um modelo lançado para ficar muito à frente de qualquer Ferrari.

INFO

O modelo, que entrou em produção em 2004, conseguiu seu intento, porém não possuía rádio, pois a montadora alega que o melhor som é o do motor.

INFO

Mas se o proprietário quisesse o sistema de som deveria apenas avisar a fábrica para que o sistema de som fosse instalado, o motor do Carrera GT tem um som agudo típico, que virou marca do carro, e acabou gerando o apelido de Apito, por causa do som do motor que lembra o barulho de um apito.

INFO

O motor central foi alvo de críticas puristas, que achavam que isso descaracterizaria a marca, por não ter um motor traseiro como os 911. A única opção de transmissão é manual.

INFO

Pois de acordo com os engenheiros nada substitui a velocidade e a emoção de um piloto trocando as marchas manualmente. Apesar da produção ter sido descontinuada antes de atingir as 1500 unidades anunciadas pela fábrica, é considerado um dos melhores supercarros já desenvolvidos.

INFO

A sede e a fábrica principal estão localizadas em Zuffenhausen, uma área de Stuttgart, mas os modelos Cayenne e Panamera são fabricados em Leipzig, Alemanha, e partes para o SUV também são assembladas na fábrica do Volkswagen Touareg em Bratislava, Eslováquia.

INFO

a produção dos modelos Boxster e Cayman foi produzida externamente na fábrica da Valmet Automotive na Finlândia de 1997 a 2011, e em 2012 a produção regressou à Alemanha.

  • Em 2008, Porsche reportou ter vendido um total de 98 652 carros, 13 524 (13,7%) foram vendas domésticas na Alemanha, e 85 128 (86,3%) internacionais.

    A companhia tem tido bastante sucesso nos tempos recentes, e afirma que tem a maior margem de lucro por cada carro vendido quer qualquer outra marca no mundo.

  • Tabela de receitas(em milhões de euros) e número de carros produzidos.

    alores de 2008/9 em diante não foram relatados pela Porsche SE.

  • Em 2010 a Porsche lançou a versão híbrida do seu modelo Cayenne, anunciando ao mesmo tempo a produção do grande-turismo Panamera com uma motorização idêntica.

    Seguir-se-ia o concept car do 918 Spyder, um automóvel de exceção e que contava também com tecnologia que combinava eletricidade e gasolina para se mover.

Recorde-se que o primeiro veículo produzido por Ferdinand Porsche foi uma pequena carruagem elétrica em 1898 – o P1. Hoje este veículo encontra-se no museu da Porsche depois de mais de 100 anos desaparecido num palheiro austríaco.

A atual gama de modelos da Porsche contempla modelos desportivos que vão do pequeno 'roadster' Boxster até ao célebre e imortal modelo 911. Na gama há ainda lugar para uma versão de capota rígida do Boxster que tem o nome de Cayman.