O voleibol, também conhecido como vôlei, é um esporte coletivo de origem norte-americana que foi criado em 1895 por Willian G.Morgan, um professor de educação física. Morgan desenvolveu o voleibol como uma alternativa menos intensa e menos violenta do basquete, que já havia sido inventado quatro anos antes.

No início, o voleibol era jogado com uma câmara de borracha e era chamado de "mintonette". O primeiro jogo de voleibol foi realizado em 1896, em Massachusetts, nos Estados Unidos. As regras originais do jogo eram um pouco diferentes das atuais. A altura da rede, por exemplo, era de 1,98 metros, o número de jogadores em cada equipe era ilimitado, e a partida era jogada até que uma equipe alcançasse 21 pontos.

O voleibol começou a se espalhar rapidamente pelos Estados Unidos e, em 1900, foi introduzido no Canadá. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi fundada em 1947, e o esporte começou a ganhar popularidade em nível internacional.

O voleibol evoluiu ao longo dos anos, com mudanças nas regras e no estilo de jogo. Atualmente, o esporte é conhecido por sua velocidade, intensidade e habilidade atlética dos jogadores. O voleibol de praia, uma variação do esporte jogada na areia, também ganhou popularidade desde a sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

O Brasil é uma das potências do voleibol, tanto no voleibol de quadra quanto no voleibol de praia. A seleção brasileira masculina conquistou o ouro olímpico em Atenas 2004 e no Rio de Janeiro 2016, além de ter vencido várias edições da Liga Mundial e do Campeonato Mundial.

A seleção feminina também teve grande sucesso, com a conquista de três medalhas de ouro olímpicas (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016) e várias vitórias em competições internacionais.

O voleibol continua a ser um esporte popular em todo o mundo, sendo praticado tanto em nível profissional quanto amador, e proporcionando emoção e entretenimento para os fãs e jogadores.