Antes mesmo de alcançar a popularidade que hoje pode ser vista nas mais variadas formas, o movimento hip-hop serviu como objeto central para uma grande quantidade de filmes hoje representativos dessa cultura. Atualmente, com o rap sendo um dos gêneros musicais de maior importância no mundo, essa efervescência cultural presente no cinema é vista com ainda mais força.
Um exemplo recente disso é o sucesso de “Voando Alto”, documentário da Netflix sobre o rapper Travis Scott, um dos principais nomes da cultura hip-hop atual. O filme conseguiu uma popularidade impressionante e, pelo que podemos observar, funcionou como um ótimo termômetro da força que o rap possui enquanto tema a ser abordado em filmes e séries de TV.
Um dos principais filmes sobre a cultura hip-hop leva o nome de “Fique Rico ou Morra Tentando” e é estrelado por ninguém menos que 50 Cent. A história, inclusive, é alusiva à biografia do próprio rapper, que, assim como o protagonista, sofreu um atentado em que foi atingido por nove tiros quando ainda tentava conseguir uma carreira no mundo da música.
O filme é um grande documento sobre a trajetória pela qual muitos rappers necessitam passar para chegar ao estrelato. A narrativa forte foi muito elogiada pela crítica da época, que chegou a definir o filme como uma prova dos muitos talentos de 50 Cent. O rapper inclusive compôs uma trilha original para a produção, que contou com hits como “Best Friend” e “Hustler’s Ambition”.
Já entrando na seara dos documentários, “Fresh Dressed” é uma produção recente que chegou para falar sobre um assunto muito importante na cultura hip-hop: o estilo. Com a presença de nomes como Nas, Pharrell Williams e Kanye West, o filme atribui para si a empreitada de contar a história e o impacto da moda e do estilo pessoal na cultura das ruas de onde saiu o hip-hop.
Toda uma linha do tempo é construída de forma divertida e bem rendada no documentário, que começa lá nos anos 1970 e em Nova Iorque, o berço do hip-hop e de outros muitos movimentos urbanos. O filme ainda fala bastante sobre o papel de empreendedor de moda que muitos rappers passaram a exercer nos últimos anos como uma forma de levar o estilo urbano ao resto do mundo.
Falar de filmes sobre hip-hop é, sem dúvidas, falar de “8 Mile – Rua das Ilusões”. Lançado ainda em 2002, a produção é vista por muitos como um divisor de águas para a cultura rap, o que muito tem a ver com a força da biografia de Eminem, que também interpreta o protagonista Jimmy, um jovem entusiasmado com a ideia de entrar no mundo das rimas enquanto lida com problemas pessoais.
“8 Mile” foi um sucesso absoluto já em sua estreia e hoje é considerado o trabalho a elevar Eminem à categoria de um dos principais rappers do cenário musical. A trilha sonora que compôs, inclusive, ajudou a colocar o rap na cultura pop de forma definitiva, principalmente após a música “Lose Yourself” ter ganhado o Oscar de Melhor Canção Original no ano de 2003.